terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Mapas sureados

É que o Sul que sempre me pareceu embaixo, até hoje, tenho essa sensação, somente abalada uma única vez, quando vi, na Inglaterra, em Greenwich, no Museu Naval, um mapa sureado, como se diz em espanhol, um mapa não norteado, mas, como me explicou um professor de geografia na Espanha, tendo o sul como norte... Então o globo ficava de cabeça para baixo, estranhamente, com Meca quase ao centro... Ah, sim, era por isso, os árabes, ou pelo menos os que viviam na Espanha, em Córdoba, Sevilha etc, punham Meca no centro de seus mapas, o sul em cima e o norte embaixo...
Eu disse pela primeira vez, mas não é verdade, pois é claro que a primeira vez que vi um mapa desses foi em Porto Alegre. Foi no Fórum Social Mundial, num tempo em que tentávamos colocar as coisas de pernas para o ar, em longas marchas pela Borges de Medeiros. Era o tempo da Davos quente, do contrapoder global simbolizado por um globo de cabeça para baixo. Um globo em que a parte pobre do planeta subia e a rica descia... Logo depois, aparecia o logo do Fórum em que não há nem norte nem sul e todos os continentes aparecem em uma mesma linha... Talvez depois seja possível voltar a falar disso, depois de Belém 2009... Estaremos lá. Eu, Cecília, Guilherme e a Vaca Azul é Ninja.

Um comentário:

Marcio D'Olne Campos - SULear disse...

Me despertou esse termo - SUREADO - com uma marca,talvez uruguaia,de inspiração em Joaquin Torres Garcia que dizia que "nosso norte é o sul". Tenho usado o termo SULear e por isso me congratulo e gostei do texto que acabo de ler.
Marcio D'Olne Campos
www.sulear.com.br