segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Dia mundial do livro

O inglês Willian Shakespeare e o espanhol Miguel de Cervantes, dois dos mais importantes escritores da literatura universal, morreram exatamente no mesmo dia: 23 de abril de 1616. Em homenagem a eles, por decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), desde 1996, é comemorado nesta data o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.

O 23 de abril é também a data de uma velha tradição catalã, quando os cavalheiros oferecem às damas uma rosa vermelha de São Jorge (Saint Jordi) e, em troca, recebem um livro. Em muitos países, a data é marcada fortemente como um dia para dar livros de presente, quase como o Natal dos livros, movimentando a economia do setor.

Também é um momento para ações que colocam o livro e a literatura em destaque no imaginário dessas sociedades, tais como, por exemplo, a leitura ininterrupta do Quixote, que, na Espanha, é feita neste dia por políticos, escritores, estudantes etc, além de diversas outras ações. No Brasil, a data começa a ser lembrada com mais força, principalmente nos últimos anos.

Nenhum comentário: